segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Silvio Berlusconi ofereceu um "pacto" ao Vaticano

Silvio Berlusconi, ofereceu um pacto ao Vaticano para restabelecer uma "correta" relação entre a Igreja e o Executivo.

A chefia do Governo discutiu com o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, e com o cardeal Camillo Ruini a polêmica surgida no final de agosto pelos ataques de um jornal próximo a Berlusconi contra o diretor do periódico dos bispos "Avvenire", Dino Boffo.

Conversaram sobre os rumores surgidos nesta semana, que apontam que altos funcionários vaticanos estavam por trás dessas acusações.

Em 3 de fevereiro, surgiu um novo episódio desse caso depois que "La Repubblica" publicou que o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, e o diretor do "L'Osservatore Romano", Gianmaria Vian, estavam por trás das acusações, aparentemente falsas, que levaram à demissão de Boffo.

Além disso, "La Repubblica" assegurou hoje que o porta-voz vaticano, Federico Lombardi, confirmou "indiretamente" nas últimas horas a existência de uma discussão sobre o caso Boffo-Feltri, ao assegurar que o papa Bento XVI "sabe o que está acontecendo e está bem informado dos fatos".




Para a secção dedicada ao Santo do dia temos São Jerônimo Emiliano.





Nasceu na cidade Italiana de Veneza no ano de 1481. Quando jovem tornou-se soldado aos 15 anos de idade e depois de 10 anos atingiu a posição de Senador. Durante a guerra de Luis XII foi feito prisioneiro foi nesta momento que começou a refletir sobre o significado da vida e decidiu deixar as festividades populares e as actividades ludicas para se devotar exclusivamente a Igreja.

Actualmente São Jerônimo Emuiliano é considerado como Protector dos órfãos e dos Jovens abandonados.

Isso deveu-se sobretudo as suas actividades apostólicas que incluião dar ajuda aos mais necessitados, aos órfãos, às viúvas e aos prostituídos.

Chegou a realizar actos de fundão de muitas instituições tais como hospitais, orfanatos, asilos, escolas profissionalizantes. Foi São Jerônimo que fundou a Sociedade dos Clérigos Regulares em Bérgamo.

Faleceu no  dia 8 de Fevereiro de 1537 na Cidade de Samasca tornando-se Santo em 1767 [Canonização]

Sem comentários:

Enviar um comentário