quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Bispa perde autoridade sacerdotal, por ter conduzido alcoolizada!

Embora na Igreja Católica Apostolica Romana as mulheres não tenham autoridade sacerdotal [para os leigos: não tem autoridade docente, para crianças: as mulheres não tem autoridade de ensinar] , aconteceu recentemente algo inedito, uma Bispa perdeu o cargo pelo facto de conduzir sobre efeito do álcool.






A Bispa Margot Kassamann, com a mesma naturalidade que o Papa Bento 16 [Alemã], anunciou a sua própria demissão dizendo que: "Cometi um erro grave, de que me arrependo profundamente, e não quer ignorar que minha autoridade como chefe [BISPA] da Igreja Protestante foi abalada, meu coração diz claramente que não posso continuar em funções".

Trata-se de uma mulher com 51 anos de idade que liderou cerca de 25 milhões de alemães durante um curto periodo de apenas 4 meses! [Reforçando conviçºoes machistas que as mulheres não foram feitas para liderar grupos.] 







Com desempenho politico e social notável, Nicolas Schneider, vai substituir-la como Bispo. 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Papa "reconhece" que membros da Igreja "violam direitos das crianças"!


As palavras do pontífice foram pronunciadas no fim da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, adotada em 1989 e em vigor desde 1990.




Bento XVI, que reiterou na semana passada a oposição da Igreja Católica às leis a favor dos homossexuais, assegurou em seu discurso que "a família, fundamentada no matrimônio entre um homem e uma mulher, é a maior ajuda que se pode oferecer às crianças".





Bento XVI convocou para dia 15 e 16 de fevereiro no Vaticano o episcopado irlandês, acusado de encobrir abusos sexuais contra crianças feitos por padres católicos.





Vários escândalos com sacerdotes pedófilos apareceram nos últimos anos em diversos países, inclusive nos Estados Unidos, onde em 2002 foi descoberto que entre 4 e 5 mil sacerdotes abusaram sexualmente de 14 mil crianças e adolescentes durante décadas.


Para a secção dedicada ao Santo do dia temos São Miguel Febres Cordeeo.

Nasceu em Cuenca, Equador, em 1854. Seu avô foi um General do exército militar, enquanto, que seu pai um professor universitário.

Contrariou a ordem de seus pais e ingressou na congregação dos Irmãos de La Salle em 1868.

Descrito como homem de notável inteligência e um exímio escritor de Filosofia, Geogrfia, História, Religião e Literatura. Este seu vasto conhecimento possibilitou-lhe ingressar na academia Equatoriana de Língua.

Faleceu em 9 de Fevereiro de 1910 depois de ter realizado trabalhos em Paris, Bélgica e Espanha.






A sua oração mais conhecida é a de Sabedoria 7,7-9:

"Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e diante dela, a praia, será como a lama"
 citado Provérbios capitulo 7 versiculos 7 a9.








segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Silvio Berlusconi ofereceu um "pacto" ao Vaticano

Silvio Berlusconi, ofereceu um pacto ao Vaticano para restabelecer uma "correta" relação entre a Igreja e o Executivo.

A chefia do Governo discutiu com o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, e com o cardeal Camillo Ruini a polêmica surgida no final de agosto pelos ataques de um jornal próximo a Berlusconi contra o diretor do periódico dos bispos "Avvenire", Dino Boffo.

Conversaram sobre os rumores surgidos nesta semana, que apontam que altos funcionários vaticanos estavam por trás dessas acusações.

Em 3 de fevereiro, surgiu um novo episódio desse caso depois que "La Repubblica" publicou que o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, e o diretor do "L'Osservatore Romano", Gianmaria Vian, estavam por trás das acusações, aparentemente falsas, que levaram à demissão de Boffo.

Além disso, "La Repubblica" assegurou hoje que o porta-voz vaticano, Federico Lombardi, confirmou "indiretamente" nas últimas horas a existência de uma discussão sobre o caso Boffo-Feltri, ao assegurar que o papa Bento XVI "sabe o que está acontecendo e está bem informado dos fatos".




Para a secção dedicada ao Santo do dia temos São Jerônimo Emiliano.





Nasceu na cidade Italiana de Veneza no ano de 1481. Quando jovem tornou-se soldado aos 15 anos de idade e depois de 10 anos atingiu a posição de Senador. Durante a guerra de Luis XII foi feito prisioneiro foi nesta momento que começou a refletir sobre o significado da vida e decidiu deixar as festividades populares e as actividades ludicas para se devotar exclusivamente a Igreja.

Actualmente São Jerônimo Emuiliano é considerado como Protector dos órfãos e dos Jovens abandonados.

Isso deveu-se sobretudo as suas actividades apostólicas que incluião dar ajuda aos mais necessitados, aos órfãos, às viúvas e aos prostituídos.

Chegou a realizar actos de fundão de muitas instituições tais como hospitais, orfanatos, asilos, escolas profissionalizantes. Foi São Jerônimo que fundou a Sociedade dos Clérigos Regulares em Bérgamo.

Faleceu no  dia 8 de Fevereiro de 1537 na Cidade de Samasca tornando-se Santo em 1767 [Canonização]