sexta-feira, 30 de julho de 2010

Fiéis católicos terão de pagar para participar dos dois eventos públicos com o papa Bento XVI

As cobranças - provavelmente as primeiras em um evento com um papa - serão para o transporte na vigília de oração no Hyde Park  (10 libras, cerca de R$ 27,4) e para a beatificação do cardeal John Henry Newman em Birmingham (25 libras, o equivalente a R$ 68,8), esta última com 700 mil ingressos disponíveis.

A visita de Bento XVI de quatro dias pela região tem sido permeada de controvérsias, com centenas de britânicos assinando petições contra a presença do pontífice.

A visita de Bento XVI ao Reino Unido será a primeira de um papa desde a ida de João Paulo II em 1982. Durante a viagem, ele encontrará com a rainha Elisabeth II e presidirá a beatificação de Newman, um importante anglicano do século XIX convertido ao catolicismo.


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Vaticano prevê excomunhão para punir ordenação de mulheres !

Primeira modificação em nove anos da legislação canônica relacionada aos delitos "cometidos contra a moral ou na celebração dos sacramentos", feita após uma revisão do papa Bento 16.




Vaticano afirma que a tentativa de "ordenação sagrada" de uma mulher é algo grave e que, caso isto aconteça, tanto a mulher como o sacerdote que participa da cerimônia de ordenação serão punidos.
 

"Qualquer um que tente conferir a ordenação sagrada a uma mulher, assim como a mulher que tentar receber a ordenação sagrada, incorre na (possibilidade de) excomunhão", diz o documento.  
 
A intenção do papa ao estabelecer as regras seria a de dissuadir pequenos grupos de católicas em diversos países que têm pressionado o Vaticano pelo direito de serem ordenadas.

 
De acordo com a tradição da Igreja Católica, Jesus teria escolhido apenas homens como seus apóstolos, o que impediria a ordenação de mulheres.